Shoyu Kikkoman

Após a aquisição da Azuma Kirin Company, a Kikkoman decidiu dar mais um passo para chegar mais perto da mesa dos brasileiros: iniciar no Brasil a produção do seu Shoyu de fermentação natural.

A embalagem do Shoyu Kikkoman de Fermentação Natural era conhecida mundialmente com o código cromático preto, mas nós da Sapien precisávamos adaptá-lo antes do seu lançamento no Brasil.

A partir dos nossos estudos, percebemos que a cor preta para este produto ia de encontro com as marcas de molhos de soja mais populares, mas as cores mais quentes para as marcas mais conhecidas e premiums. Aqui, já localizamos nosso público alvo e como iamos nos comunicar com ele.

A mudança foi sutil, porém muito significativa. A nova cor do rótulo também se associa à cor do shoyu, que, por não utilizar corantes em sua produção, possui um tom avermelhado translúcido, como um rubí. Essa criação gerou o key visual que norteou todas as criações, desde o evento de lançamento até a produção de conteúdos para as redes sociais, produzidos em parceria com o Atelier Sapien.

Uma parte do key visual do lançamento, foi ilustrada e materializada em toda a comunicação do evento e do livro entregue no final. As ilustrações foram feitas de forma manual e artesanal com nanquim, porque assim como o Shoyu Kikkoman de fermentação natural, que mesmo sendo produzido em escala mundial, ele ainda respeita o método de fermentação lenta e natural.

Os desenhos também fazem alusão as ondas das águas dos rios Edo e Tone que possibilitou o transporte de Shoyu Kikkoman no início da marca, há 300 anos, e com isso, a expansão da Kikkoman.

Reproduzir vídeo

Lançamento na Japan House:

Nós da Sapien trabalhamos toda a direção na produção e escolha de fornecedores do evento, além de atuarmos na organização com meses de planejamento, que envolveu a locação, escolha de Chefs, roteiro completo, toda a cobertura audiovisual – pré, ao vivo e pós. Um dos desafios mais gostosos foi a ambientação e paisagismo, que usamos plantas brasileiras e japonesas, fazendo referência ao shoyu tipicamente japonês que vem de encontro a culinária brasileira.

Mas não só isso: tudo o que carregava a marca Kikkoman durante o evento, nós tivemos a honra de produzir convite nominal, convites digitais, camisetas personalizadas, dolmas dos Chefs, separadores de mesas personalizadas, site oficial do evento com cardápio digital e brinde.

Materiais institucionais como catálogos, apresentações de vendas, materiais para Whatsapp, e-mail marketing e flyers impressos.

O evento, que foi transmitido ao vivo para a diretoria da Kikkoman no Japão, ocorreu no dia 1 de novembro de 2021. O jantar de sete etapas, produzido a quatro mãos pelo Chef Guga Rocha e a Chef Telma Shiraishi. Foi marcado também pelo Kagami Biraki: uma cerimônia realizada em eventos comemorativos em que a tampa do barril de saquê (no nosso caso foi o primeiro lote do Shoyu Kikkoman fermentado naturalmente no Brasil) é quebrada por um martelo de madeira e é servido a todos os presentes. O taru, nome do barril, teve a ilustração do logo produzida pelas mãos de Sérgio Kal, membro fundador da Sapien.

case-kikkoman-shoyu-1
case-kikkoman-shoyu-2
case-kikkoman-shoyu-3
case-kikkoman-shoyu-4
case-kikkoman-shoyu-5

Entre os convidados estavam presentes: Diretoria da Kikkoman, principais clientes, influenciadores, Cônsul do Japão e jornalistas até da rede NHK (televisão japonesa).

Tivemos todos os cuidados sanitários de distanciamento social, restrição de número de convidados e higienização, para respeitar as normas de proteção estabelecidas durante a pandemia de Covid-19.

No meio digital, diversos conteúdos foram produzidos em parceria com o Atelier Sapien, entre eles, o vídeo de lançamento do shoyu com o Roberto Shibakura, embaixador dos produtos Kikkoman. Trabalhamos com a roteirização, produção do discurso, direção de cena, direção de arte, cenografia, escolha do figurino, maquiagem, captação das cenas, pós produção com edição, sonorização, postagem e acompanhamento nas redes sociais.
case-kikkoman-shoyu-imagens-1
case-kikkoman-shoyu-imagens-2
case-kikkoman-shoyu-imagens-3
case-kikkoman-shoyu-imagens-4
case-kikkoman-shoyu-imagens-5
O evento foi um sucesso e ficamos muito orgulhosos dos resultados do empenho da equipe Sapien. Após essa entrega, temos certeza que em nossos novos desafios, os resultados serão tão satisfatórios quanto o lançamento do Shoyu Kikkoman de fermentação natural feito do Brasil
case-kikkoman-shoyu-imagens-1
case-kikkoman-shoyu-imagens-2
case-kikkoman-shoyu-imagens-3
case-kikkoman-shoyu-imagens-1
case-kikkoman-shoyu-imagens-2
case-kikkoman-shoyu-imagens-3
case-kikkoman-shoyu-imagens-4
case-kikkoman-shoyu-imagens-5
case-kikkoman-shoyu-imagens-6