[postmetainfo]

Bloop

Bloop é o selo editorial de arte e política, cultura, filosofia e estudos do corpo, que integra obras instalativas (como Ruínas: Futuro do Presente e Tracing mermaids) e impressas (como Performances da memória e Dramaturgias do real), numa rede internacional (GR, PT, ES, US, SA) de parceiros de pesquisa, curadoria e produção artística, com concepção e direção de Monica Toledo Silva, criadora de conteúdo da Sapien. Cada exibição e lançamento é acompanhado por debates e performances em eventos sediados por instituições de cidades diversas.

A proposta do selo Bloop, de fomentar e articular pensamentos e práticas convergentes na arte ampliada à vida política e comum, se manifesta na forma midiática destes eventos, em seus formatos diversos de apresentação e participação coletiva. Os livros têm conselho editorial de membros da Escola de Belas Artes da UFMG e do Instituto de Artes da Unicamp. A Sapien e a Impressões de Minas mantêm vivo o encontro do design e da editoração das obras, gerando novas publicações e parcerias. Veja mais aqui no nosso blog.

Em Performances da Memória, o encontro dos textos vem do desejo de se pensar a memória como performance. Para isso provoquei artistas e pesquisadores que abordam o tema a partir das artes plásticas, cênicas, digitais, neurociência, psicologia, literatura, cinema e tecnologia. O resultado é um corpo histórico e fantástico, que comunica com gestos, afetos e com as teorias contemporâneas que melhor contemplam os estudos da memória.

Em Dramaturgias do Real, práticas potentes de criação de realidades a partir de noções diversas de performance, corpo e imagem se apresenta em desdobramentos tecnológicos, científicos, cênicos, urbanos e sociais. As pesquisas publicadas renovam a dramaturgia em suas formas políticas e singulares em um drama e um real unificados, que se revelam em novos modos de viver a arte no mundo.

links

  • editora
  • mudhouse

Tracing Mermaids é uma obra instalativa apresentada na residência artística Mudhouse (Ilha de Creta, Grécia), como resultado do processo de busca por imagens de travessias e trajetos realizados por refugiadas nas ilhas gregas de Kos e Creta, além de Atenas. A concepção dos videos inclui uma atribuição de paisagens a corpos imaginários de presenças atemporais, em soluções estéticas diversas de um olhar e caminhar performados.

As instalações audiovisuais Body Lands (São João del Rei, Galeria Adro) e Ruínas: Futuro do Presente (São Paulo, SP Escola de Teatro; já resultado de trabalhos prévios realizados em diversas cidades) apresentadas em postagens neste blog também são resultados investigativos que integram o selo Bloop. Outros processos de pesquisa teórica e experimental, como publicação de artigos, participação em congressos e práticas docentes, estão disponíveis em monicatoledo-portfolio.tumblr.com.

imagens

  • logo
  • 2 marcas marinhas
  • registro body lands 2
  • registro tracing mermaids 3